Esclarecimentos sobre o encerramento da atividade do café na Praça Augusto de Toledo Barros.
- AMOAGRANJAJULIETA
- 10 de mai. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 16 de dez. de 2024
por Gilberto Zablith – Diretor Presidente da AMOAGJ - AMOAGRANJAJULIETA
Nessa semana o estabelecimento encerrou sua atividade na Praça Augusto de Toledo Barros, no bairro da Granja Julieta.

Caros moradores associados e não-associados,
Gostaríamos de apresentar e esclarecer alguns pontos sobre a situação atual da Praça Augusto de Toledo Barros. Como é de conhecimento de todos, apesar de nosso bairro ser uma zona estritamente residencial (ZER), a prefeitura autorizou uma empresa a instalar um café no local no ano de 2022. Tal autorização estava condicionada a uma série de contrapartidas, tais como zeladoria, jardinagem, cursos de capacitação, entre outras.
Recentemente, após análise do Ministério Público em relação ao zoneamento do bairro, o mesmo entrou com ação para remoção do estabelecimento, que foi efetivado nesta semana. A Subprefeitura de Santo Amaro também apoiou a decisão, visto que grande parte das contrapartidas solicitadas em contrato não foram executadas no período em questão.
Com tal movimentação e com o objetivo de manter a praça revitalizada e segura, a AMOAGJ - AMOAGRANJAJULIETA, junto com a associação AMIGOS DO PARQUE SEVERO GOMES, emitiu diversos ofícios e solicitações junto a Subprefeitura de Santo Amaro e órgãos responsáveis para:
• Adequação da iluminação pública;
• Poda para instalação de câmeras de segurança em pontos estratégicos;
• Instalação de placas informando sobre monitoramento para população;
• Solicitação de revitalização da praça.
Além disso, a AMOAGJ - AMOAGRANJAJULIETA e o NOVO BOLSÃO ABM, com a participação e apoio dos moradores do entorno, viabilizarão a instalação de câmeras para monitoramento do perímetro.
Gostaríamos de ressaltar alguns pontos importantes sobre todo esse processo:
1. A saída do café em questão foi realizada pelo Ministério Público que identificou que a empresa não se enquadrava no zoneamento do bairro (zona estritamente residencial - ZER). Em consulta, a Subprefeitura de Santo Amaro também corroborou com a decisão, uma vez que a empresa não cumpriu com as contrapartidas.
2. Pensando no bem coletivo, a AMOAGJ - AMOAGRANJAJULIETA, através de alguns VOLUNTÁRIOS do corpo diretivo, foi atrás dos ofícios e solicitações nos órgãos públicos para revitalização e aumento da segurança da praça. É responsabilidade de todos moradores da Granja Julieta, associados ou não-associados, cobrar os orgãos públicos para melhoria da segurança e zeladoria do bairro, assim como a AMOAGJ - AMOAGRANJAJULIETA irá continuar fazendo.
3. Todo morador que estiver disposto a participar e colaborar ativamente da Associação, será super bem-vindo. Temos diversas frentes que gostaríamos de trabalhar, mas infelizmente ainda temos poucos voluntários para tais ações. Caso tenha interesse, basta entrar em contato com algum dos nossos diretores. Apesar do trabalho ser 100% voluntário, o ganho para a comunidade vale a pena!
Um forte abraço a todos.
Gilberto Zablith – Diretor Presidente AMOAGRANJAJULIETA
Comentários