Granja Julieta recebe câmeras inteligentes do programa Smart Sampa
- AMOAGRANJAJULIETA

- 17 de fev. de 2025
- 3 min de leitura
Atualizado: 7 de mai. de 2025
Conquista da AMOAGRANJAJULIETA só foi possível graças à ajuda do vereador Gabriel Abreu, que é morador do bairro.
A boa notícia chegou no final de janeiro – serão 17 câmeras inteligentes espalhadas pela Granja Julieta, com leitura facial e de placas. Quinze postes já foram instalados e as câmeras do Smart Sampa devem chegar em breve.

Foto (fonte: site Todos Pelo Centro todospelocentro.prefeitura.sp.gov.br)
Tudo começou depois de reunião da AMOAGJ - AMOAGRANJAJULIETA com o vereador Gabriel Abreu, que entendeu a necessidade dos moradores e junto com a esposa, a deputada federal Renata Abreu, procurou a prefeitura e conseguiu a instalação dos equipamentos. “É uma vitória para nosso bairro, para todos aqueles que estão participando, que estão sentindo as dores da insegurança e não estão calados”, afirmou o vereador.
As câmeras do Smart Sampa também fazem parte do Muralha Paulista, do governo do Estado, programa que ao qual a AMOAGJ - AMOAGRANJAJULIETA aderiu ainda no ano passado. “Já temos o nosso próprio sistema, desenvolvido por um morador, que tem ajudado muito no reconhecimento de veículos suspeitos que, assim que são detectados pelas nossas câmeras, passam a ser monitorados pelo Pronta Resposta, que aciona a polícia. Agora, com as câmeras do Smart Sampa, a segurança da Granja Julieta ganha um reforço fundamental no combate ao crime”, afirma Luiz Carlos Araújo, diretor da AMOAGJ - AMOAGRANJAJULIETA.
Em 6 meses de operação na cidade de São Paulo, o Smart Sampa já ajudou a prender 1.556 pessoas, sendo quase 400 foragidos da justiça. O último caso emblemático aconteceu na quarta-feira (12/02/25), quando um homem condenado a 73 anos de prisão pelo estupro de 17 mulheres, e que estava foragido há 4 anos, foi reconhecido no centro de São Paulo por uma das 23 mil câmeras do projeto e foi imediatamente preso. Vale lembrar que o Smart Sampa poderia ter sido implantado em 2023, só que recursos judiciais atrasaram o início do projeto. “Aqui em São Paulo bandido foragido não terá mais vez, vai ser reconhecido e vai parar no lugar certo, que é atrás das grades. Desde que está em operação, o Smart Sampa reconhece, em média, 1 bandido por dia na cidade. Além disso, 23 pessoas desaparecidas foram encontradas e o sistema, desde dezembro, também atua na prevenção de desastres em áreas de risco, no monitoramento de enchentes e do trânsito”, afirmou o prefeito Ricardo Nunes, que contou também que até o final deste ano o sistema deve contar com 40 mil câmeras. Incluindo, claro, as 17 câmeras que logo, logo vão deixar a Granja Julieta mais segura.
LOCAIS DAS CÂMERAS DO SMART SAMPA NA GRANJA JULIETA:
Rua Verbo Divino / Av. Santo Amaro / Av. João Dias / Rua Inácio Borba / Rua São Mateus / Rua Marechal Deodoro / Rua Barão de Cotegipe / Rua da Granja Julieta / Rua Manuel Pereira Guimarães / Rua São Ludgero / Rua Alves Pontual / Rua Mário Reis / Rua Duarte Leite / Rua Maestro Jordão Bernardino de Sene / e Rua Barbosa Lopes.
OBS: Estamos em contato com o órgão responsável para obter informações a respeito das câmeras requisitadas a serem instaladas na Rua Dona Eponina Afonseca e Rua Pires de Oliveira. Assim que esclarecermos, iremos atualizar a informação por aqui.
Mais detalhes sobre o programa Smart Sampa da Prefeitura de SP:
Programa Smart Sampa nas mídias:
14/02/2025 | Todos Pelo Centro
31/01/2025 | TV Globo




Comentários