top of page

Andamento da situação sobre a abertura da alameda Calicut no próximo dia 17/04

Atualizado: 17 de abr.

Todas as associações representativas do bairro estão se movimentando em caráter de urgência, porém nada ainda está garantido pela Subprefeitura.

A volta da ameaça de abertura iminente da alameda Calicut no próximo dia 17/04 fez com que todas as associações representativas do bairro agissem em caráter de urgência.


A AMOAGJ (AMOAGRANJAJULIETA), juntamente com a AAPSG (Associação de Amigos Parque Severo Gomes) e o Novo Bolsão ABM, tem estado em estreito contato e cooperação junto à AMCSL (Associação dos Moradores da Chácara São Luis), que é a associação representativa do bolsão da alameda Calicut, e que tem todo o vasto histórico de ações ocorridas na Prefeitura SP contra a abertura da referida alameda.


Assim que tomamos o conhecimento da manifestação da Subprefeitura pela abertura da alameda Calicut com a data marcada para o dia 17/04, as associações do bairro se reuniram para definir um plano de ação.


Em primeira movimentação, entrou-se com um primeiro processo na Subprefeitura, tentando esgotar todos os recursos que podíamos dispor ainda pela esfera administrativa, antes de caminharmos para a esfera jurídica.


Na última quarta-feira (09/04/2025) houve uma reunião na Subprefeitura onde estiveram presentes os representantes das citadas associações, e pela lado da Subprefeitura, o chefe de gabinete, a advogada e o coordenador de obras, este último o responsável pelo projeto da abertura.


As associações haviam preparado duas petições para esta reunião, expondo toda a situação e reiterando os impactos que a abertura da alameda Calicut poderá trazer ao bairro. Infelizmente não conseguimos protocolar naquele momento essas petições em função do que foi discutido e concluído na reunião: não havia ainda uma resposta da Subprefeitura sobre o primeiro processo. Deveríamos entrar com essas petições após uma devolutiva da Subprefeitura em relação ao processo, que só ocorreu nessa quinta-feira, dia 10/04, na parte da tarde.


Com as petições revistas pelos advogados da AMCSL (Associação dos Moradores da Chácara São Luis), respondemos à essa devolutiva no mesmo dia 10/04 fazendo o encaminhamento destas petições à Procuradoria Geral do Município, que é o órgão jurídico que decidirá sobre o processo.


Tivemos acesso no Ministério Público ao processo sobre a alameda Calicut, é um processo longo, que já data de alguns anos atrás.


Como visto, a burocracia é imensa, atrapalha muito o processo e privilegia o interesse em abrir a alameda. Continuamos atentos e agindo conforme é possível, porém é preciso sermos honestos em dizer que nada está garantido ainda, nem mesmo uma prorrogação do prazo da abertura, apesar de estarmos esperançosos que toda essa tratativa já feita até agora esteja mantendo o assunto sob determinado controle.


A Manifestação de moradores e frequentadores do bairro marcada para este sábado dia 12/04 às 9h no portão do Parque Severo Gomes (localizado na rua Pires de Oliveira) será muito importante para reforçar todos os nossos esforços junto ao poder público.


ATENÇÃO: Em última instância, será preciso estar no local no dia da abertura (17/04) para que a ação da Prefeitura seja impedida e possamos ter mais prazo para entrar com ações judiciais. Contamos com todos vocês!

Novas posições poderão acontecer e estaremos vindo aqui para atualizar esse texto.



ree

Comentários


bottom of page