top of page

Comunicado IMPORTANTE aos Associados e Moradores sobre a abertura da alameda Calicut.

Atualizado: 17 de abr.

ATENÇÃO: a luta continua, estejamos atentos para fazer presença no local no dia 17/04.

Prezados Associados,


Aos que estiveram presentes na Manifestação para a Não Abertura da Alameda Calicut, nosso muito obrigado!


Para os que não puderam participar e mesmo aos participantes da manifestação, compartilho as palavras do Dr. João Alfarano, morador da Chácara São Luis, que vem há mais de 40 anos lutando insistentemente pela causa, ou seja, a manutenção das condições originais do loteamento e consequentemente, preservando toda nossa Granja Julieta.


Acompanho esta luta também há mais de 25 anos e participo ativamente das ações da Associação dos Moradores da Chácara São Luis (AMCSL) neste intento, como morador e representante das Associações do bairro, quais sejam: Novo Bolsão ABM (Presidente), Ação Comunitária e Solidária Granja Julieta – AMOAGRANJAJULIETA (Diretor Financeiro) e Associação de Amigos do Parque Severo Gomes (Diretor Tesoureiro).


Agradecimentos a todos os envolvidos e ao empenho, principalmente dos atuais dirigentes da Associação dos Moradores da Chácara São Luis (AMCSL).


Acompanhemos os próximos passos e estejamos atentos para o dia 17/04, quando poderá ser acionada equipes e máquinas para o desfazimento da barreira na Alameda Calicut, construída pela própria Subprefeitura, reconhecendo seus próprios erros.


Abraços a todos e mantendo-se a união, venceremos!


Luiz Carlos de Araujo



ABAIXO, as palavras lidas hoje na manifestação pelo Dr. João Alfarano, morador da Chácara São Luis, representante da Associação dos Moradores da Chácara São Luis (AMCSL):


"Bom dia a todos.


Meu nome é João Alfarano e eu falo em nome da Associação dos Moradores da Chácara São Luiz.


Tudo o que a Associação passa a afirmar a partir deste momento baseia-se em uma premissa fundamental: NÃO HÁ LIGAÇÃO VIÁRIA OFICIAL ENTRE A CHÁCARA SÃO LUIZ E A CHÁCARA JAPONESA.


Esta afirmação é baseada em documentos OFICIAIS que estão à disposição de todos aqueles que os solicitarem.


O que há entre os dois bairros é uma área de aproximadamente 25.000 m2 destinada ao verde, a um parque linear, que jamais foi implementado pelo Poder Público.


Há 40 anos aquela região não contava com qualquer urbanização e era cruzada por um córrego a céu aberto. A ligação entre os dois bairros – pelos pedestres – era efetuada por uma precária pinguela providenciada pelos moradores.


Em meados da década de 1980 a Prefeitura canalizou o córrego e ao seu lado implantou uma rua sobre a área verde, caracterizando uma verdadeira INVASÃO – pelo próprio PODER PÚBLICO – da região DESTINADA AO VERDE. Esta rua ligou-se à Alameda Calicut e estabeleceu uma ligação viária ILEGAL entre os bairros.


Rapidamente o caos se implantou – as crianças tiveram que ser mantidas dentro de casa, a segurança desapareceu completamente: registramos assaltos à mão armada, sequestros, furtos, ataques a carros estacionados, e a poluição aumentou muito. Tudo causado pelo trânsito incontrolável na Granja Julieta, na Chácara São Luiz e na Chácara Japonesa, que se transformaram em atalho entre a Avenida Santo Amaro e a Marginal, com tráfego pesado de ônibus, caminhões e toda sorte de veículos.


O nosso Parque Severo Gomes se degradou e as pessoas passaram a não mais utilizá-lo.


Não consigo SEQUER imaginar o que aconteceria hoje se a pequena praça for demolida após mais de 30 anos de intensificação do tráfego, que, em última análise, é, sem dúvida, o fator desencadeante do imenso caos que se estabelecerá em toda a Granja Julieta, a Chácara São Luiz e a Chácara Japonesa e imediações. Caos certamente incomensuravelmente maior do que enfrentamos no passado.


Conseguimos, no final da década de 1980, que a Prefeitura reconhecesse o erro cometido. Acreditamos, até, que involuntariamente. Foi-nos oferecido, então, pela subprefeitura, que implantássemos o Parque Linear às nossas expensas, já que o Poder Público afirmava não possuir numerário para tal.


Infelizmente, apesar de toda a mobilização que tentamos, não conseguimos obter o montante suficiente.


A Prefeitura, então, para corrigir seu erro – pelo menos parcialmente – implantou, na confluência da rua ilegal construída (pseudo Renato Bellanti) e da Calicut, uma pequena praça elevada com a finalidade de coibir a passagem de veículos e de motos, já que os bairros não têm comunicação viária entre si.


Saliente-se que pedestres e ciclistas jamais foram impedidos de transitar livremente.


Nesses últimos 32 anos a situação permaneceu como tal, apesar de reiteradas tentativas de retirada dos equipamentos, pois, as pessoas que ali chegam – SEM CONHECIMENTO DA SITUAÇÃO – têm a impressão de que interessados bloquearam a passagem para obtenção de privilégios.


Nós, da Granja Julieta, Chácara São Luiz e Chácara Japonesa NÃO QUEREMOS NENHUM PRIVILÉGIO – queremos apenas que a situação original de nossos bairros – OFICIAL NA PLANTA DA CIDADE – seja respeitada.


Nesse momento, a Subprefeitura foi INSTADA PELA PROCURADORIA DO MUNICÍPIO a retirar tais equipamentos APESAR DE ELA, SUBPREFEITURA, ADMITIR O ERRO COMETIDO.


A pequena praça não deve ser retirada por várias razões importantes, entre outras:


1- ilegalidade clara ao se ligar os dois bairros em termos viários;

2- prejuízo irreversível para Chácara São Luiz, Granja Julieta e Chácara Japonesa e suas imediações;

3- falta de estudos sobre o impacto ambiental;

4- falta de estudos sobre impactos viários;

5- preservação e respeito às áreas verdes;

6- manutenção do nosso Parque Severo Gomes como tal;

7- implantação do Parque Linear.


Na verdade, a ameaça persiste e nós precisamos da contribuição de todos para conseguirmos que nossos bairros mantenham sua situação original.


Agradeço a todos os que têm trabalhado incansavelmente para a obtenção dos resultados desejados.


A palavra será dada a todos os que quiserem se manifestar.


Obrigado a todos.


João Alfarano



ree

Comentários


bottom of page